Pré-selecionados devem fazer a matrícula até sexta-feira

28/02/2011


Os candidatos a bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni) pré-selecionados na primeira chamada da segunda etapa de inscrições têm prazo até sexta-feira, 4 de março, para apresentar os documentos e fazer a matrícula na instituição particular de educação superior pela qual optaram. Caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita uma segunda chamada, em 13 de março.

Leia Mais

Valorização do professor Piso do magistério será reajustado em 15,85% e subirá para R$ 1.187

25/02/2011


O piso salarial do magistério deve ser reajustado em 15,85%. A correção reflete a variação ocorrida no valor mínimo nacional por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2010, em relação ao valor de 2009. E eleva a remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais para R$ 1.187,00.

De acordo com o MEC, a nova remuneração está assegurada pela Constituição Federal e deve ser acatada em todo o território nacional pelas redes educacionais públicas, municipais, estaduais e particulares.

Leia Mais

A educação escolar e a geração Y: Os desafios do Professor

21/02/2011


A Sociedade da Informação trouxe à tona fenômenos espetaculares na tecnologia, nas comunicações e na conduta das pessoas. Com a tecnologia em nossos lares, muitas situações que antes víamos em filmes de ficção estão presentes no cotidiano da família. Eletrodomésticos que facilitam a vida dos pais nas tarefas diárias. Comunicação via computador com o mundo e as notícias (quase todas sem importância, como um elefante encalhado na Zâmbia) chegando instantaneamente, alteraram as dinâmicas familiares. Com maior tempo, os pais passaram a trabalhar mais horas, ao invés de aproveitarem o tempo que sobrou das tarefas domésticas para conversar e conviver com os filhos.

Participação da família faz toda diferença na aprendizagem dos filhos

Um dos assuntos que o nosso blog irá abordar com  frequência  é a sensibilização da família para o valor da educação. Estudos já demonstraram que quando os pais participam mais ativamente da vida escolar dos filhos, os mesmos obtêm maiores notas e melhor desempenho no processo de aprendizagem.
E você, será que acompanha adequadamente a vida escolar de seu filho? Para descobrir, clique aqui e responda ao teste desenvolvido pela psicóloga Luciana Fevorini, especialista em relação família-escola.

Fonte: http://www.blogeducacao.org.br

Secretária de Educação visita C.E Coelho Neto e determina melhorias

18/02/2011

A secretária de Estado de Educação, Olga Simão, a adjunta de Ensino, Graça Tajra, e a gestora da Unidade Regional de São Luís, Sônia Maciel, visitaram, nesta sexta-feira (18), as instalações do Centro de Ensino Coelho Neto, no Bairro Ivar Saldanha. Na ocasião, elas conversaram com a gestora e os professores sobre o planejamento para o início do ano letivo, nesta segunda (21), sobre programas e projetos a serem implantados na unidade de ensino e o andamento das matrículas para o período noturno no Centro de Ensino.


Segundo a diretora, há alunos matriculados tanto no ensino regular quanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA). E, caso a demanda de estudantes para alguma turma seja inferior ao número de vagas oferecidas, haverá a junção das turmas com o C.E Bacelar Portela (escola que fica ao lado e que também pertence à rede estadual).

Nos turnos matutinos e vespertinos, a escola tem uma média de 950 estudantes, no entanto, no noturno, a unidade de ensino apresenta o problema da evasão escolar dos alunos. "Nesse turno, a maioria dos alunos é pai de família, ou pessoas que trabalham durante todo o dia. Esses são fatores que contribuem para casos de evasão", afirmou a gestora Ângela Silva.

A secretária de Educação afirmou que a Seduc tem conhecimento da evasão escolar noturna no C.E Coelho Neto, e já está analisando, em parceria com os consultores do Ministério da Educação e do PNUD, a melhor solução para este problema.

"Não adianta ficarmos olhando os problemas de longe; acredito que a secretária de Educação tem que estar próxima aos gestores e professores. Se não fizermos um trabalho em parceria com eles, os problemas não têm como ser solucionados", frisou Olga Simão.

Para o professor João Batista, as ações que a Seduc está realizando são de suma importância para o melhor desenvolvimento da educação. "Precisamos de uma Secretaria que acompanhe, de fato, os rumos da educação, que saiba das nossas dificuldades diárias. O gestor e o professor não têm condições de resolver todos os problemas da escola. O Governo tem que fazer este acompanhamento", relatou.

Plano de Recuperação
Durante a visita, Olga Simão determinou que a direção da escola elaborasse um plano de recuperação da estrutura física do colégio para ser encaminhado à Seduc. O plano deve incluir melhorias na quadra de esportes, no auditório, além do aumento na segurança da escola. Olga Simão disse, ainda, que o C.E Coelho Neto dará continuidade ao Ensino Médio integrado profissionalizante e implantará ainda neste período letivo o programa "Mais Educação".

"Esta escola tem professores dedicados e competentes além de uma excelente estrutura física. Vamos recuperar as áreas que necessitem de reforma, implantar programas e projetos e fazer desta escola mais uma referência para a educação do Maranhão", declarou a secretária de Estado da Educação.

Nova campanha aponta professor como peça chave do ensino

A valorização do professor é o tema da nova campanha do movimento Todos Pela Educação, feita numa parceria do Amigos da Escola, da Rede Globo e do Canal Futura, com apoio de artistas, músicos e esportistas.

Ao longo do ano serão transmitidos pela TV Globo seis filmes publicitários que tratam da importäncia do professor para uma educação de qualidade. Com 15 segundos, o primeiro vídeo já está no ar e traz comentários dos atores Maria Fernanda Cândido e Lázaro Ramos. Como o próprio filme afirma, valorizar o professor é um bom começo para o desenvolvimento do ensino no Brasil.

Clique aqui para assistir ao primeiro filme em exibição na Rede Globo. Veja mais no site do Todos Pela Educação

Fonte: Portal do Mec

Blog oferece a docente conteúdo para discussão sobre combate à dengue

O número de notificações de casos de dengue no Brasil caiu 56% em 2010, porém 16 estados ainda correm risco de epidemia. No combate à doença, a educação é uma ferramenta necessária. Aproveitando o retorno às aulas, o Ministério da Educação criou um blog para fornecer material que os professores podem usar para tratar do tema em sala de aula.

Para a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar, já está provado que a educação tem uma incidência grande na melhoria da saúde. “Em relação à dengue, não basta simplesmente distribuir cartilha e mandar os alunos para casa”, afirma ela. “É fundamental que a escola seja o espaço da prática e da discussão sobre o combate à dengue.”

O Blog da Dengue, publicado no Portal do Professor, apresenta uma seleção de vídeos, animações, infográficos indicados para uso em sala de aula. Segundo a coordenadora do portal, Carmem Prata, o blog deve “dar subsídios às escolas para o trabalho de combate à dengue, por meio de divulgação de conteúdos interativos que motivam e informam as crianças e adolescentes”.

A página também oferece planos de aulas com a metodologia adaptada ao grupo etário alvo, desde o ensino fundamental inicial à educação de jovens e adultos. Para a professora, por ser colaborativo o portal permite que professores de qualquer parte do país conheçam as estratégias que escolas de outras regiões estão adotando, e também compartilhem a sua prática, enriquecida com as novas informações.

As sugestões de aulas são estruturadas para orientar o professor na utilização dos recursos oferecidos pelo portal, de forma criativa e interdisciplinar. Além das aulas de ciências naturais, que trazem noções sobre o ciclo do mosquito Aedes aegypti, tipos e sintomas da dengue, também está disponível conteúdo multimídia, envolvendo estudos da sociedade, matemática, história e línguas portuguesa e inglesa.

O material de aula é produzido por professores de escolas públicas e privadas do Brasil e validado por uma rede de educadores de universidades e colégios de aplicação vinculada ao Portal do Professor, antes de ser publicado no blog, onde pode ser acessado gratuitamente.

Diego Rocha

Fonte: Portal do MEC
Acesse também:

Portal do Professor
Blog da Dengue

Estado confirma apoio à prefeitura para suprir vagas

17/02/2011

A Seduc ofereceu ao município 534 vagas em escolas do eixo Cidade Operária/Cidade Olímpica.

A secretária de Estado da Educação, Olga Simão, confirmou o compromisso do governo Estado em disponibilizar vagas e salas de aulas em escolas estaduais para atender à demanda da rede municipal de ensino. A confirmação ocorreu em reunião na manhã desta quinta-feira (17), com o promotor de Justiça da Educação, Paulo Avelar, e a secretária de Educação de São Luís, Sueli Tonial.

 Fonte: Imirante.com
Leia Mais

Seduc orienta gestores sobre o ano letivo de 2011

A secretária de Estado de Educação, Olga Simão, iniciou, nesta segunda (14), um encontro sobre o ano letivo de 2011 com gestores de todas as Unidades Regionais de Educação do Estado. As aulas da rede estadual terão início no próximo dia 21 de fevereiro. Esta é a primeira vez, nos últimos oito anos, que o calendário do estado será iniciado e encerrado no mesmo ano.
 Secretários-adjuntos, superintendentes e supervisores da Seduc participam da reunião. Diversas temáticas que envolvem o funcionamento das escolas foram discutidas, tais como transporte e merenda escolar, mapeamento de professores, calendário escolar, entre outras.

Candidatos aprovados na terceira chamada do Sisu tem até hoje (16) para providenciarem a matrícula

16/02/2011


Termina hoje, 16, o prazo para os candidatos aprovados na terceira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) providenciarem a matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados. Até quinta-feira, 17, os candidatos ainda não selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera, usada para o preenchimento das vagas remanescentes a critério das instituições de educação superior.

Fonte: Mec
Leia Mais

Encerrado encontro de gestores educacionais

Encerrado, nesta terça-feira (15), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o encontro de gestores das Unidades Regionais de Educação (UREs). A secretária de Estado de Educação, Olga Simão, participou do encerramento e destacou os encaminhamentos e orientações necessárias para o início ano letivo de 2011 nas escolas da rede estadual de ensino.

Estado disponibiliza vagas e salas de aula à rede municipal de São Luís

15/02/2011

 Olga Simão, atendendo pedido da secretária Sueli Tonial, disponibilizou à Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) a plataforma do Sistema de Administração das Escolas Públicas (Siaep), desenvolvido pela Seduc para o gerenciamento da matrícula na rede estadual. A secretária de Estado sugeriu uma parceria para integrar o sistema de matrícula das duas redes e gerenciar dados, por intermédio do Siaep.

  Fonte:Imirante.com

Confira a matéria na íntegra


Aberto encontro do Programa Mais Educação

14/02/2011



O programa compõe as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), operacionalizado pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), sendo uma estratégia do Governo Federal para a coerência das políticas públicas educacionais e sociais, favorecendo a redução das desigualdades educacionais e valorização da diversidade cultural.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), iniciou, nesta segunda-feira (14), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, o encontro do Programa Mais Educação.  

O objetivo do encontro, que termina nesta terça-feira (15), às 18h, é debater a metodologia pedagógica do programa com gestores de escolas estaduais, municipais, além de técnicos das Unidades Regionais de Educação (URE).

Matrícula escolar para saldo de vagas é iniciada pela Seduc

 A Secretaria de Estado da Educação publicou hoje no site oficial que ainda estão com vagas disponíveis no ensino médio em todas as escolas da rede estadual de ensino na região metropolitana de São Luís.

A gestora regional de educação de São Luís, Sônia Maciel, informa que apenas as escolas com maior procura no ensino médio (caso do Liceu Maranhense, São José Operário, Paulo VI, Mário Meireles, Governador Edison Lobão, Geraldo Melo e Estado da Guanabara, em São José de Ribamar), não possuem vagas no turno matutino.


As matrículas poderão ser feita até sexta-feira (11) pela internet e até quarta-feira (16) na própria escola.

Melhor aluna do Colégio Militar 2 de Julho aguarda o resultado para Engenharia Civil

08/02/2011


Mayara
Dias após concluir o Ensino Médio e ser eleita a melhor aluna do Colégio Militar Dois de Julho, a estudante Mayara Lucyanne de Araújo, aguarda ansiosa o resultado do curso dos seus sonhos: Engenharia Civil na Universidade Estadual do Maranhão.

E em meio à preocupação que aflige todos os vestibulandos, Mayara tem um motivo a menos para se preocupar. Ela já foi aprovada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o curso de Física no Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

“Sempre me dediquei muito aos estudos e esse é o momento de colher aquilo que plantei. Já estou muito feliz com minha aprovação no IFMA, mas se Deus quiser, realizarei meu sonho de ser Engenheira Civil”, diz ansiosa a estudante.

Mayara tinha uma rotina de estudos que seguia com muita dedicação. Eram mais de 12 horas por dia estudando, mas ela afirma que mal  via o tempo passar. “Pela manhã fazia cursinho, a tarde ia para a escola e a noite, após descansar um pouco, voltava a estudar até 1h da manhã em casa. Parece muito, mas eu nem sentia que estudava tanto assim”, relata.

Quando tinha alguma manhã livre, Mayara também ficava na recepção da loja de freios do seu pai, mas sem esquecer os cadernos. Ela sempre estava se lendo, revisando ou estudando algo novo.

Durante nossa entrevista, Mayara lembrou ainda que também foi eleita a melhor estudante do 2º ano do Ensino Médio na Escola Militar Dois de Julho. “Meus amigos já apostavam que esse ano eu seria reeleita, mas juro que não esperava essa medalha novamente. Sempre me interessei muito em estudar, mas isso nunca foi uma obrigação. Eu simplesmente gosto e me dedico a isso. O que me deixa mais feliz é ser um orgulho para os meus pais”, aponta.

Perguntamos ainda se ela poderia deixar alguma dica para os alunos que estão iniciando os estudos para o vestibular e ela diz: “O único conselho que posso deixar é eles têm que estudar desde cedo. Não tem uma fórmula pronta, a palavra chave é dedicação”, conclui Mayara.

Nosso blog ficará aguardando o resultado da UEMA, que deve sair esta semana. Vamos torcer para ver o nome de Mayara na lista dos aprovados!