Seduc prorroga inscrições para vagas no ensino médio e educação de jovens e adultos

02/01/2013


A secretaria de Estado de Educação (Seduc) prorrogou, até às 23h59 (hora local) de sexta-feira (4), o prazo para a inscrição on line no processo classificatório dos alunos das redes pública e particular que desejarem ingressar na 1ª série do ensino médio e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede estadual, da unidade regional de educação de São Luís. O prazo, que encerraria nesta segunda-feira (31) foi adiado devido as feriados de Natal e Ano Novo.
 
O governo do Estado, por meio da secretaria de Educação (Seduc), está ofertando 23.950 vagas. Até agora, mais de 10 mil candidatos estão aptos a participar do processo. A inscrição é gratuita. Só serão aceitas inscrições via internet no site www.educacao.ma.gov.br/matricula2013. O estudante sem acesso à internet deverá procurar uma das 13 escolas de apoio (confira quadro abaixo).

 
As vagas no primeiro ano do ensino médio e no EJA são ofertadas à comunidade escolar para o ano letivo de 2013. O cartão de inscrição será emitido após a conclusão da inscrição. Todos os alunos inscritos terão vagas asseguradas nas escolas da rede estadual de ensino de São Luís. As matriculas serão acompanhadas pelo Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep).

 
Nas escolas onde o número de alunos inscritos superar o número de vagas ofertadas, o estudante interessado participará das provas do processo classificatório que acontecerão no dia 20 de janeiro, entre 13h e 17h, em locais a serem definidos pela Seduc.

 
Os testes serão compostos de 40 questões de múltipla escolha (20 de Matemática e 20 de Português), com cinco alternativas cada uma. Os resultados serão divulgados no dia 31 de janeiro. A lista dos estudantes por local de prova será divulgado até 14 de janeiro no endereço eletrônico da Seduc.

 
Somente poderá participar do processo classificatório para a 1ª série do ensino médio regular diurno o candidato com idade menor ou igual a 18 anos, completados até 06/02/2013. Os candidatos maiores de 18 anos somente deverão concorrer para o turno noturno.

 
O candidato que completar 18 anos ou mais, a partir de 06/02/2013, terá como opção de matrícula, no turno noturno, cursar o ensino médio regular ou a modalidade Educação de Jovens e Adultos (supletivo). Os candidatos com deficiência poderão optar pelo turno de sua preferência, considerando suas necessidades educacionais especiais.

 
No ato da inscrição, o candidato fará opção por três escolas da rede pública estadual de ensino da Ure da região metropolitana de São Luís, que disponham da modalidade de ensino desejada, e pelo turno pretendido para cursar a 1ª Série do ensino médio no ano de 2013. Não será permitida a escolha das escolas, onde é grande a demanda, para segunda e terceira opção.

 
O regulamento do processo classificatório está afixado nas escolas da rede estadual de ensino e disponível para os candidatos através do portal da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br/matrícula2013). Os interessados poderão baixar o edital do processo classificatório e obter maiores informações.

 
ESCOLAS DE APOIO AO SELETIVO

1 UI Haideé Chaves - Avenida. 4, s/n - Angelim2 CE São Cristovão (sede) - Av. Guajajaras, nº90 – São Cristovão

3 CE São José Operário - Av. Divina Providência Nº 100 - Cidade Operária

4 UI Professora Maria Pinho - Rua O - QD. 12 - S/N - Cohatrac I

5 UI Joaquim Gomes de Souza

6 CE Cidade de São Luis

7 CE Bernardo Coelho de Almeida

8 CE Margarida Pires Leal

9 CE Lucia Chaves

10 CE Gonçalves Dias

11 UI Anjo da Guarda

12 UI Poeta Gonçalves Dias - Caic

13 CE Estado da Guanabara
Fonte: ASCOM / SEDUC MA