Abertas as inscrições para cursos de formação de professores na Plataforma Paulo Freire

15/02/2013

Está aberto, até o dia 18 de março, o período de pré-inscrição nos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) pelo endereço eletrônico: freire.mec.gov.br Podem se pré-inscrever os profissionais cadastrados no Educacenso na função docentes e tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cursos ofertados por instituições de educação superior são gratuitos. O prazo não será prorrogado.


O Parfor, na modalidade presencial, está disponibilizando em todo o país mais de 34,1 mil vagas em cursos de licenciatura para este ano. No Maranhão serão 44.786 vagas, das quais 15.777 na rede estadual e 28.991 nas redes municipais de ensino.

Os professores das redes públicas de ensino federal, estadual e municipal, em exercício na educação básica, podem realizar a pré-inscrição na instituição de ensino superior no curso pretendido e acompanhar as orientações do calendário do Parfor 2013. Os cursos gratuitos são ofertados por instituições de ensino superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


O processo de pré-inscrição deve ser feito somente pela Plataforma Freire (freire.mec.gov.br.). O professor interessado deve se cadastrar nessa plataforma e manter os dados atualizados. É importante, também, que o professor tenha respondido o Censo Escolar, pois interfere no processo de seleção. Os critérios de seleção são de responsabilidade da instituição de ensino superior.

São ofertados três cursos o de Licenciatura para docentes em exercício na rede pública que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula.

A Segunda Licenciatura para docentes que possuem formação em licenciatura, mas atuam em área distinta dessa formação. Nesse caso os docentes deverão comprovar ter pelos menos três anos de exercício no magistério na educação básica e realizar sua pré-inscrição no curso correspondente à disciplina que ministra em sala de aula. E Formação Pedagógica para docentes graduados, não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.

O Parfor é um programa proposto pelo Ministério da Educação em regime de colaboração com as instituições de ensino superior e Secretarias de Educação estaduais e municipais. O programa visa à formação de professores da rede pública de ensino que necessitam de formação superior exigida pela LDB 9.394/96, na etapa ou disciplina que atuam em sala de aula.
Fonte: ASCOM / SEDUC MA