A UFMA realizará o VI Encontro Maranhense de História da Educação

17 de mai de 2013



Livros e imprensa escolar serão discutidos em evento realizado na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais, entre os dias 11 a 14 de junho


São Luís - Com o objetivo de socializar ideias e dividir saberes com pesquisadores de outras áreas e regiões do Brasil, o Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL), dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em História e do Departamento de Biblioteconomia, realizará entre os dias 11 e 14 de junho o VI Encontro Maranhense de História da Educação. O evento será realizado na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo) e tem como tema Livros e Imprensa Escolar.

 Já na sua sexta edição, o encontro procura dialogar com os pesquisadores do Brasil sobre os estudos que o NEDHEL vem desenvolvendo. Neste ano, foram privilegiadas as questões sobre Livros e Imprensa Escolar, cuja temática está inserida dentro de um projeto de âmbito nacional que busca entender a cultura material da escola.

Formado por professores e alunos de graduação em biblioteconomia, história e pedagogia, o NEDHEL ficou responsável pelo estudo de publicações escolares documentadas em arquivos públicos que circularam no Maranhão a partir do século XIX, fortalecendo no âmbito da região Nordeste, e em especial, no Maranhão os estudos e as pesquisas em História da Educação. Entende-se por imprensa escolar, todas as publicações produzidas ou com temática voltada para divulgar o próprio cotidiano de instituições de ensino como jornais e revistas, por exemplo, feitos por grêmios estudantis sobre o tema.

 Além de pesquisadores nacionais, o evento contará com a presença da professora da Universidade do Porto, Margarida Louro Felgueiras, que é consultora de um dos projetos que o NEDHEL vem realizando, uma parceria de pesquisa sobre cultura e material escolar Brasil-Portugal. Contatos da Coordenação do Encontro: 3272-9308; e-mail: emhe6@hotmail.com.  Para mais informações, como inscrições e horários, visite o site do evento: http://www.emhe6.ufma.br/.

Fonte: UFMA